Postado por Instituto Santo Agostinho em
-
-
O
PEDAGOGO
Estudioso das teorias do ensino e
da comunicação humana, o pedagogo é o responsável por planejar, dirigir e
implantar escolas e entidades de ensino em geral.
Mais do que cuidar dos aspectos
pedagógicos, também é função do profissional de pedagogia administrar e liderar
a administração escolar.
PEDAGOGIA
A pedagogia é a área que trata dos
princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos
assuntos educacionais. O pedagogo deve trabalhar para garantir e melhorar a
qualidade da educação, tendo dois grandes campos de atuação a sua disposição: a
administração escolar e o magistério.
O profissional de pedagogia deve
sempre fiscalizar os métodos de ensino e acompanhar o cumprimento da
legislação.
Como todos sabem e os especialistas
de todas as áreas confirmam, a educação é a base para uma sociedade mais
civilizada e desenvolvida.
Todos os países que atingiram um
nível superior de desenvolvimento devem isso ao investimento em educação e
pedagogia. Estes investimentos devem ser constantes e sempre muito bem
planejados.
PERFIL,
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFISSIONAL
Quem pensa em cursar Pedagogia, deve
ter vocação para ensinar, interesse pela formação das pessoas, gostar de lidar
com pessoas de todas as idades, ser compreensivo e estudioso.
As habilidades e competências que
um pedagogo deve ter quando se forma na graduação estão relacionadas à
capacidade de lidar com o outro de uma forma educacional. É necessário,
portanto:
Conhecer a importância do seu papel
como agente de transformação social;
Evidenciar postura ética
compromissada com sua prática pedagógica;
Demonstrar postura científica
ativa, crítica e reflexiva, diante das situações de ensino-aprendizagem
evidenciadas no cotidiano;
Estabelecer diálogo entre a área
educacional e as demais áreas do conhecimento;
Dominar processos e meios de
comunicação e desenvolver metodologias adequadas à utilização de novas
tecnologias nas práticas educativas;
Capacidade de articular ensino e
extensão, teoria e prática nas suas ações pedagógicas, tratando as relações de
aprendizagem como objeto de investigação.